Trabalhos aceitos

DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
*Para a certificação de apresentação de trabalho, é necessária a participação dos autores no Simpósio Temático escolhido nos dois dias.
ST 01: Brasil 300 anos: estudos e pesquisas sobre o período colonial
Coordenadores: Gustavo Acioli (UFRPE) e George Cabral (UFPE)
Trabalhos aceitos
Autor(a)
Ordem de apresentação
OS PROFISSIONAIS DA JUSTIÇA E AS COROAS IBÉRICAS NOS SETECENTOS
Paulo Fillipy de Souza Conti

1º (08/05)
REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO ANO DE 1593: UM MAPEAMENTO DOS PROCESSOS INQUISITORIAIS CONTRA AS MULHERES NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO
Marília Carolina Carneiro de Oliveira

Coautor: Janaína Guimarães da Fonseca e Silva


2º (08/05)
SEMINÁRIO DE OLINDA: UM CONTRAPONTO AO MODELO DE ENSINO VIGENTE
Márjorie Maria Carneiro Pires

3º (08/05)
ENTRE DENÚNCIAS E CONFISSÕES : OS IMPACTOS PROVOCADOS PELA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO LICENCIADO DO SANTO OFÍCIO NA SOCIEDADE COLONIAL EM PERNAMBUCO QUINHENTISTA (1593-1595)



Vinicius de Castro Coimbra dos Santos




4º (08/05)
"O QUE É SER MONGE BENEDITINO NA CAPITANIA DO SÉCULO XVIII?"

Jesanias Rodrigues de Lima

5º (08/05)
AS CRISTÃS-NOVAS NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO E AS DENÚNCIAS DE PRÁTICAS JUDAIZANTES
Raiany Ferreira da Silva

Coautor: Janaína Guimarães da Fonseca e Silva

1º (09/05)
O IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE AZEREDO COUTINHO NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX

Luis Felipe de Lima Durval


2º (09/05)
AS CONSTRUÇÕES E PERMANÊNCIAS DA SOCIEDADE PATRIARCAL DO BRASIL COLÔNIA
Paula Vieira de Assis
Olivia 
Maria Gomes de Oliveira

3º (09/10)
A GUERRA É PARA TODOS: PERSPECTIVAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GUERRA E CONQUISTA DA AMÉRICA

Lucas de Lima Silva


4º (09/05)
O ABASTECIMENTO DE VÍVERES NO BRASIL HOLANDÊS: RESULTADOS DE UMA PESQUISA


Matheus Vila Nova Nunes



5º (09/05)
O ABSOLUTISMO: ENTRE A HISTORIOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO
 Luiz Santos Silva
Coautor: Luís Adriano Lucena Aragão

6º (09/05)

ST 02: Instituições e Mentalidades Colonialistas: A circularidade política e cultural entre Portugal, Brasil e África
Coordenadores(as): Giselda Brito (UFRPE) e Carlos André (UPE)
Trabalhos aceitos
Autor(a)
Ordem de apresentação
PROFESSORES NATIVOS: A POLÍTICA EDUCATIVA DO COLONIALISMO PORTUGUÊS EM ÁFRICA

Giselda Brito Silva

1º (08/05)
AGOSTINHO DA SILVA E AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA (1959-1961)

Luiza Nascimento dos Reis

2º (08/05)
O ARQUÉTIPO DO ‘BOM COLONIZADOR’: O SERTANEJO DE MARIA ARCHEL

José Bento Rosa da Silva

3º (08/05)
A HISTÓRIA COLONIAL NIGERIANA ATRAVÉS DO ROMANCE O MUNDO SE DESPEDAÇA

Maria Cleusa Rodrigues da Silva


4º (08/05)
O ALTO MODERNISMO AUTORITÁRIO E A ATUAÇÃO DO GABINETE DOS NEGÓCIOS POLÍTICOS DURANTE O COLONIALISMO TARDIO PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM DE DOIS ESTUDOS DE CASO [1959 - 1975]




Luiz Henrique Assis de Barros



5º (08/05)
CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO EDUCACIONAL DO “ESPÍRITO PORTUGUÊS”

Matheus Henrique da Silva Lima

6º (08/05)
MOCIDADE PORTUGUESA EM QUESTÃO (1936-1945)
Marcos Maurício Costa Freitas

1º (09/05)
CULTURA, POLÍTICA E IMPERIALISMO: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO IMPERIALISMO INGLÊS ATRAVÉS DE KIM E O CORAÇÃO DAS TREVAS



Filipe Matheus Marinho de Melo



2º (09/05)
A INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA POR TOYIN FALOLA
Anna Mirella Cibalde de A. Sousa
3º (09/05)
A PIDE EM ANGOLA: CONTROLE E REPRESSÃO DA FORMAÇÃO DO NACIONALISMO AFRICANO

Anderson Guimarães


4º (09/05)
HISTÓRIAS CRUZADAS: A IGREJA CATÓLICA ENTRE BRASIL, PORTUGAL E ÁFRICA.

Carlos André Silva de Moura

5º (09/05)

ST 03: Cotidiano e controle social no Brasil
Coordenadores(as): Wellington Barbosa (UFRPE) e Sandro Vasconcelos (MEPE)
Trabalhos aceitos
Autor(a)
Ordem de apresentação
HQs como forma de metodologia no ensino de História
Gladyson Paulo Oliveira da Silva
Amanda Maria da Silva

1º (07/05)
Demonização de religiões afro-brasileiras: uma análise histórica do discurso dos neopentecostais no tempo presente
Samuel Pablo Costa de Almeida
Nathália Roberta Silva de Oliveira


2º (07/05)
O lado oculto da cidade: a apropriação do espaço urbano por homens que gostam de homens no Brasil da segunda metade do século XX


Felipe Ribeiro de Melo



3º (07/05)
A fragilização da imagem feminina naturalizada pelos meios sociais e midiáticos na contemporaneidade
Ariel Costa Guimarães da Silva
Isabella de Cássia Gomes Alves

4º (07/05)
Igreja Católica: um veículo de poder, política e comunicação durante a segunda metade do século XIX.


Raquel Gomes de Lucena


5º (07/05)
Um olhar sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente (SGDCA) e sua articulação com o controle social
Emmanoel Alexandre da Silva
Mário Emmanuel Oliveira de Ramos

6º (07/05)
“O meu tambor não se cala e minha voz não morre jamais”: o protagonismo do MNMMR na luta contra a morte violenta empreendida contra crianças e adolescentes no Recife (1990-2000)



Elton Gleyson Oliveira da Silva




7º (07/05)
A cidade em disputa: os limites na “tática da reação” para a resistência popular em Santo Amaro
Luan Silva Melo
Izabelly Oliveira Lins da Silva


1º (08/05)
Os últimos anos da escravidão: Trabalho e Cotidiano de africanos livres no Recife 1871-1888

Glibson Jansen Ramos da Costa

2º (08/05)
Espetáculos da liberdade: o movimento abolicionista e o campo teatral na cidade do Recife entre os anos de 1880 e 1885.
Rafael Ragner Valentim Phaelante da Camara Lima
Coautora: Maria Emilia Vasconcelos dos Santos


3º (08/05)
As mulheres e o movimento abolicionista: participação e engajamento (Recife, 1880 – 1888)
Poliana Pinheiro
Coautora: Maria Emília Vasconcelos dos Santos

4º (08/05)
Hoje é dia de teatro: cotidiano e cultura no Recife do século XIX (1860)

Rayane Nathaline Dias de Barros


5º (08/05)
Escravidões veladas em Pernambuco após a Lei de 7 de novembro de 1831 (lei para inglês ver) - 1854-1864

Paulo Vinicius Nunes Fernandes

6º (08/05)
Sedições em Pernambuco: negros fugidos, luta e resistência na mata

André José do Nascimento


7º (08/05)
Controle social e resistências nos terreiros de Umbanda em Pernambuco durante do governo de Agamenon Magalhães

Bruno Geremias Bomfim de Oliveira
Wesclay Vieira da Mota


1º (09/05)
No despontar de um sonho rebelde: escolas de samba como marcadoras de resistência negra na cidade do Recife (1960 - 1999)


Samuel Ferreira de Santana


2º (09/05)
Catimbó condenado, mas presente no Recife nos anos de1900-1910
Anderson Antonio de Santana Justino

3º (09/05)
Banditismo e organização policial na Comarca de Flores no período das prefeituras de comarca (1836-1842)

Vinicius do Espirito Santo Ferreira


4º (09/05)
O Corpo de Polícia Provisória durante a Guerra do Paraguai (1864 - 1870)
Reydson Augusto Machado de Souza
5º (09/05)
Entre o caranguejo e os mariscos: o cotidiano dos pobres na cidade do Recife em meio às políticas públicas de combate à pobreza durante o Estado Novo (1937-1945)
Midian Tavares Correia
6º (09/05)
Stênio Ricardo Carvalho dos Santos

Discursos em torno da questão das drogas em Pernambuco (1964-1976)

7º (09/05)

ST 04: Morar, Cozinhar, Viver: Afetos, Memórias e Representações Coordenadoras: Rozélia Bezerra (UFRPE) e Brunna Benning (UFPE)
Trabalhos aceitos
Autor(a)
Ordem de apresentação
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO DOMÉSTICA: O (RE)LEMBRAR DA SOCIALIZAÇÃO ENQUANTO SER MULHER

Thiago Henrique de Almeida Carvalho
David Ferreira de Araújo



1º (08/05)
A FAMÍLIA MARIA DA SILVA E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA E ARTICULAÇÃO PELO DIREITO À MORADIA EM CASA AMARELA: O CONTO DAS TERRAS DE NINGUÉM E O CASO DA MULHER MAIS ODIADA DA PREFEITURA DO RECIFE


Izabelly Oliveira Lins da Silva



2º (08/05)
MEMÓRIAS E HISTÓRIAS A PARTIR DE UMA CASA
Sílvio Ricardo Gouveia Cadena


3º (08/05)
ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA: AS HERANÇAS ALIMENTARES PRESENTES NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR

Débora Santos Maciel de Jesus
Coautor: Rozélia Bezerra


4º (08/05)
O "NÃO ME DEIXES": SUAS HISTÓRIAS, SUAS COMIDAS

Rozélia Bezerra

5º (08/05)
OS LUGARES DE SOCIABILIDADES E GASTRONOMIA DO RECIFE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX


Eliza Brito Santos



1º (09/05)
O MUNDO DOS BENNET: A VIDA DE UMA FAMÍLIA NA INGLATERRA RURAL (SÉCULO XIX)


Pâmela Maria de Carvalho Camelo



2º (09/05)

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX: O USO DA LITERATURA PARA DEBATER O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉC. XXI


Raissa Gouveia de Melo Efrem



3º (09/05)
ARTESANATO EM TIMBAÚBA: COMO PENSAR A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE CULTURA POPULAR FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ARTESANATO NA DÉCADA DE 70?




José Janilton Gonçalves da Silva




4º (09/05)

ST 05: Pesquisa e ensino em história e imagem: construindo saberes históricos Coordenadoras: Fabiana Bruce (UFRPE) e Aryanny Thays Silva (UFPE)
Trabalhos aceitos
Autor(a)
Ordem de apresentação
O CIRCUITO SOCIAL DA FOTOGRAFIA NO RECIFE IMPERIAL (1840-1890)

Wanessa de Lima Teles

1º (08/05)
“NÃO TER INFÂNCIA É PERDER REFERÊNCIAS”: UMA ANÁLISE SOBRE O DOCUMENTO A INFÂNCIA ROUBADA.


Karlla Karina Pereira Felix




2º (08/05)
IMAGENS DA PRÉ-HISTÓRIA E A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Jaime de Lima Guimarães Junior
Coautora: Ana Lucia do Nascimento Oliveira


3º (08/05)
UMA ARQUEOLOGIA DOS QUADROS HISTÓRICOS: O ARTEFATO E A IMAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior

Coautora: Ana Lucia do Nascimento Oliveira




4º (08/05)
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: A LINGUAGEM TEATRAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Felipe Cruz de Lima

Breno Caique Melo da Silva


1º (09/05)
IMAGENS SOBRE OS ÍNDIOS EXPRESSAS POR ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFPE
Julya Carolina Souza Vasconcelos

Coautor: Edson Hely Silva



2º (09/05)
O ENSINO DA HISTÓRIA PARA O EJAI ATRAVÉS DA MUSICA NA DITADURA MILITAR


Gleyson Barbosa de França


3º (09/05)