DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS PARA
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
*Para a certificação de apresentação de trabalho, é
necessária a participação dos autores no Simpósio Temático escolhido nos dois
dias.
ST 01: Brasil 300 anos: estudos e pesquisas sobre o período
colonial
Coordenadores:
Gustavo Acioli (UFRPE) e George Cabral (UFPE)
|
||
Trabalhos aceitos
|
Autor(a)
|
Ordem de apresentação
|
OS PROFISSIONAIS DA JUSTIÇA E AS COROAS IBÉRICAS NOS
SETECENTOS
|
Paulo Fillipy de Souza Conti
|
1º
(08/05)
|
REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO ANO DE 1593: UM
MAPEAMENTO DOS PROCESSOS INQUISITORIAIS CONTRA AS MULHERES NA CAPITANIA DE
PERNAMBUCO
|
Marília Carolina Carneiro de Oliveira
Coautor: Janaína Guimarães da Fonseca e Silva
|
2º
(08/05)
|
SEMINÁRIO DE OLINDA: UM CONTRAPONTO AO MODELO DE ENSINO
VIGENTE
|
Márjorie Maria Carneiro Pires
|
3º
(08/05)
|
ENTRE DENÚNCIAS E CONFISSÕES : OS IMPACTOS
PROVOCADOS PELA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO LICENCIADO DO SANTO OFÍCIO NA SOCIEDADE
COLONIAL EM PERNAMBUCO QUINHENTISTA (1593-1595)
|
Vinicius de Castro Coimbra dos Santos
|
4º
(08/05)
|
"O QUE É SER MONGE BENEDITINO NA CAPITANIA
DO SÉCULO XVIII?"
|
Jesanias Rodrigues de Lima
|
5º
(08/05)
|
AS CRISTÃS-NOVAS NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO E
AS DENÚNCIAS DE PRÁTICAS JUDAIZANTES
|
Raiany Ferreira da Silva
Coautor: Janaína Guimarães da Fonseca e Silva
|
1º
(09/05)
|
O IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE AZEREDO COUTINHO NO
MUNDO LUSO-BRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX
|
Luis Felipe de Lima Durval
|
2º
(09/05)
|
AS CONSTRUÇÕES E PERMANÊNCIAS DA SOCIEDADE
PATRIARCAL DO BRASIL COLÔNIA
|
Paula Vieira de Assis
Olivia
Maria Gomes de Oliveira
|
3º
(09/10)
|
A GUERRA É PARA TODOS: PERSPECTIVAS SOBRE A
RELAÇÃO ENTRE GUERRA E CONQUISTA DA AMÉRICA
|
Lucas de Lima Silva
|
4º
(09/05)
|
O ABASTECIMENTO DE VÍVERES NO BRASIL HOLANDÊS:
RESULTADOS DE UMA PESQUISA
|
Matheus Vila Nova Nunes
|
5º
(09/05)
|
O ABSOLUTISMO: ENTRE A HISTORIOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO
|
Luiz Santos Silva
Coautor: Luís Adriano Lucena Aragão
|
6º (09/05)
|
ST 02: Instituições e Mentalidades Colonialistas: A
circularidade política e cultural entre Portugal, Brasil e África
Coordenadores(as):
Giselda Brito (UFRPE) e Carlos André (UPE)
|
||
Trabalhos aceitos
|
Autor(a)
|
Ordem de apresentação
|
PROFESSORES NATIVOS: A POLÍTICA EDUCATIVA DO COLONIALISMO
PORTUGUÊS EM ÁFRICA
|
Giselda Brito Silva
|
1º
(08/05)
|
AGOSTINHO DA SILVA E AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA (1959-1961)
|
Luiza Nascimento dos Reis
|
2º
(08/05)
|
O ARQUÉTIPO DO ‘BOM COLONIZADOR’: O SERTANEJO
DE MARIA ARCHEL
|
José Bento Rosa da Silva
|
3º
(08/05)
|
A HISTÓRIA COLONIAL NIGERIANA ATRAVÉS DO
ROMANCE O MUNDO SE DESPEDAÇA
|
Maria Cleusa Rodrigues da Silva
|
4º
(08/05)
|
O ALTO MODERNISMO AUTORITÁRIO E A ATUAÇÃO DO
GABINETE DOS NEGÓCIOS POLÍTICOS DURANTE O COLONIALISMO TARDIO PORTUGUÊS: UMA
ABORDAGEM DE DOIS ESTUDOS DE CASO [1959 - 1975]
|
Luiz Henrique Assis de Barros
|
5º
(08/05)
|
CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A
INSTITUCIONALIZAÇÃO EDUCACIONAL DO “ESPÍRITO PORTUGUÊS”
|
Matheus Henrique da Silva Lima
|
6º
(08/05)
|
MOCIDADE PORTUGUESA EM QUESTÃO (1936-1945)
|
Marcos Maurício Costa Freitas
|
1º
(09/05)
|
CULTURA, POLÍTICA E IMPERIALISMO: UMA ANÁLISE
DA REPRESENTAÇÃO DO IMPERIALISMO INGLÊS ATRAVÉS DE KIM E O CORAÇÃO DAS TREVAS
|
Filipe Matheus Marinho de Melo
|
2º
(09/05)
|
A INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA POR TOYIN FALOLA
|
Anna Mirella Cibalde de A.
Sousa
|
3º
(09/05)
|
A PIDE EM ANGOLA: CONTROLE E REPRESSÃO DA FORMAÇÃO DO
NACIONALISMO AFRICANO
|
Anderson Guimarães
|
4º
(09/05)
|
HISTÓRIAS CRUZADAS: A IGREJA CATÓLICA ENTRE BRASIL,
PORTUGAL E ÁFRICA.
|
Carlos André Silva de Moura
|
5º
(09/05)
|
ST 03: Cotidiano e controle social no Brasil
Coordenadores(as):
Wellington Barbosa (UFRPE) e Sandro Vasconcelos (MEPE)
|
||
Trabalhos aceitos
|
Autor(a)
|
Ordem de apresentação
|
HQs como forma de metodologia no ensino de História
|
Gladyson Paulo Oliveira da Silva
Amanda Maria da Silva
|
1º
(07/05)
|
Demonização de religiões afro-brasileiras: uma
análise histórica do discurso dos neopentecostais no tempo presente
|
Samuel Pablo Costa de Almeida
Nathália Roberta Silva de Oliveira
|
2º
(07/05)
|
O lado oculto da cidade: a apropriação do
espaço urbano por homens que gostam de homens no Brasil da segunda metade do
século XX
|
Felipe Ribeiro de Melo
|
3º
(07/05)
|
A fragilização da imagem feminina naturalizada
pelos meios sociais e midiáticos na contemporaneidade
|
Ariel Costa Guimarães da Silva
Isabella de Cássia Gomes Alves
|
4º
(07/05)
|
Igreja Católica: um veículo de poder, política
e comunicação durante a segunda metade do século XIX.
|
Raquel Gomes de Lucena
|
5º
(07/05)
|
Um olhar sobre o sistema de garantia de
direitos da criança e do adolescente (SGDCA) e sua articulação com o controle
social
|
Emmanoel Alexandre da Silva
Mário Emmanuel Oliveira de Ramos
|
6º
(07/05)
|
“O meu tambor não se cala e minha voz não morre
jamais”: o protagonismo do MNMMR na luta contra a morte violenta empreendida
contra crianças e adolescentes no Recife (1990-2000)
|
Elton Gleyson Oliveira da Silva
|
7º
(07/05)
|
A cidade em disputa: os limites na “tática da
reação” para a resistência popular em Santo Amaro
|
Luan Silva Melo
Izabelly Oliveira Lins da Silva
|
1º
(08/05)
|
Os últimos anos da escravidão: Trabalho e Cotidiano de
africanos livres no Recife 1871-1888
|
Glibson Jansen Ramos da Costa
|
2º
(08/05)
|
Espetáculos da liberdade: o movimento
abolicionista e o campo teatral na cidade do Recife entre os anos de 1880 e
1885.
|
Rafael Ragner Valentim Phaelante da Camara Lima
Coautora: Maria Emilia Vasconcelos dos Santos
|
3º
(08/05)
|
As mulheres e o movimento abolicionista:
participação e engajamento (Recife, 1880 – 1888)
|
Poliana Pinheiro
Coautora: Maria Emília Vasconcelos dos Santos
|
4º
(08/05)
|
Hoje é dia de teatro: cotidiano e cultura no
Recife do século XIX (1860)
|
Rayane Nathaline Dias de Barros
|
5º
(08/05)
|
Escravidões veladas em Pernambuco após a Lei de
7 de novembro de 1831 (lei para inglês ver) - 1854-1864
|
Paulo Vinicius Nunes Fernandes
|
6º
(08/05)
|
Sedições em Pernambuco: negros fugidos, luta e
resistência na mata
|
André José do Nascimento
|
7º
(08/05)
|
Controle social e resistências nos terreiros de Umbanda em
Pernambuco durante do governo de Agamenon Magalhães
|
Bruno Geremias Bomfim de Oliveira
Wesclay Vieira da Mota
|
1º
(09/05)
|
No despontar de um sonho rebelde: escolas de
samba como marcadoras de resistência negra na cidade do Recife (1960 - 1999)
|
Samuel Ferreira de Santana
|
2º
(09/05)
|
Catimbó condenado, mas presente no Recife nos
anos de1900-1910
|
Anderson Antonio de Santana Justino
|
3º
(09/05)
|
Banditismo e organização policial na Comarca de
Flores no período das prefeituras de comarca (1836-1842)
|
Vinicius do Espirito Santo Ferreira
|
4º
(09/05)
|
O Corpo de Polícia Provisória durante a Guerra
do Paraguai (1864 - 1870)
|
Reydson Augusto Machado de Souza
|
5º
(09/05)
|
Entre o caranguejo e os mariscos: o cotidiano
dos pobres na cidade do Recife em meio às políticas públicas de combate à
pobreza durante o Estado Novo (1937-1945)
|
Midian Tavares Correia
|
6º
(09/05)
|
Stênio Ricardo Carvalho dos Santos
|
Discursos em torno da questão das drogas em
Pernambuco (1964-1976)
|
7º
(09/05)
|
ST 04: Morar, Cozinhar, Viver: Afetos, Memórias e
Representações Coordenadoras: Rozélia Bezerra
(UFRPE) e Brunna Benning (UFPE)
|
||
Trabalhos aceitos
|
Autor(a)
|
Ordem de apresentação
|
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO DOMÉSTICA: O
(RE)LEMBRAR DA SOCIALIZAÇÃO ENQUANTO SER MULHER
|
Thiago Henrique de Almeida Carvalho
David Ferreira de Araújo
|
1º
(08/05)
|
A FAMÍLIA MARIA DA SILVA E OS PROCESSOS DE
RESISTÊNCIA E ARTICULAÇÃO PELO DIREITO À MORADIA EM CASA AMARELA: O CONTO DAS
TERRAS DE NINGUÉM E O CASO DA MULHER MAIS ODIADA DA PREFEITURA DO RECIFE
|
Izabelly Oliveira Lins da Silva
|
2º
(08/05)
|
MEMÓRIAS E HISTÓRIAS A PARTIR DE UMA CASA
|
Sílvio Ricardo Gouveia Cadena
|
3º
(08/05)
|
ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA: AS HERANÇAS
ALIMENTARES PRESENTES NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR
|
Débora Santos Maciel de Jesus
Coautor: Rozélia Bezerra
|
4º
(08/05)
|
O "NÃO ME DEIXES": SUAS HISTÓRIAS,
SUAS COMIDAS
|
Rozélia Bezerra
|
5º
(08/05)
|
OS LUGARES DE SOCIABILIDADES E GASTRONOMIA DO RECIFE DA
SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
|
Eliza Brito Santos
|
1º
(09/05)
|
O MUNDO DOS BENNET: A VIDA DE UMA FAMÍLIA NA INGLATERRA
RURAL (SÉCULO XIX)
|
Pâmela Maria de Carvalho Camelo
|
2º
(09/05)
|
HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX: O USO DA
LITERATURA PARA DEBATER O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉC. XXI
|
Raissa Gouveia de Melo Efrem
|
3º
(09/05)
|
ARTESANATO EM
TIMBAÚBA: COMO PENSAR A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE CULTURA POPULAR FRENTE ÀS
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ARTESANATO NA DÉCADA DE 70?
|
José Janilton Gonçalves da Silva
|
4º
(09/05)
|
ST 05: Pesquisa e ensino em história e imagem: construindo
saberes históricos Coordenadoras: Fabiana Bruce (UFRPE)
e Aryanny Thays Silva (UFPE)
|
||
Trabalhos aceitos
|
Autor(a)
|
Ordem de apresentação
|
O CIRCUITO SOCIAL DA FOTOGRAFIA NO RECIFE IMPERIAL
(1840-1890)
|
Wanessa de Lima Teles
|
1º
(08/05)
|
“NÃO TER INFÂNCIA É PERDER REFERÊNCIAS”: UMA ANÁLISE SOBRE
O DOCUMENTO A INFÂNCIA ROUBADA.
|
Karlla Karina Pereira Felix
|
2º
(08/05)
|
IMAGENS DA PRÉ-HISTÓRIA E A RECONSTRUÇÃO
HISTÓRICA
|
Jaime de Lima Guimarães Junior
Coautora: Ana Lucia do Nascimento
Oliveira
|
3º
(08/05)
|
UMA ARQUEOLOGIA DOS QUADROS HISTÓRICOS: O
ARTEFATO E A IMAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
|
Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior
Coautora: Ana Lucia do Nascimento
Oliveira
|
4º
(08/05)
|
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: A LINGUAGEM
TEATRAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
|
Felipe Cruz de Lima
Breno Caique Melo da Silva
|
1º
(09/05)
|
IMAGENS SOBRE OS ÍNDIOS EXPRESSAS POR
ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFPE
|
Julya Carolina Souza Vasconcelos
Coautor: Edson Hely Silva
|
2º
(09/05)
|
O ENSINO DA HISTÓRIA PARA O EJAI ATRAVÉS DA MUSICA NA
DITADURA MILITAR
|
Gleyson Barbosa de França
|
3º
(09/05)
|